Nesta sessão estiveram presentes a Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, o Presidente da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Carlos Maçães e o Presidente da AEPVZ, Joaquim Araújo, acompanhado pelos restantes membros da Direção.

O encontro foi muito participativo, com a entrega de cinco galardões PME Excelência e com todos os empresários presentes a exporem as suas opiniões e dúvidas. A Vereadora Andrea Silva esteve disponível para responder diretamente a cada uma das questões apresentadas.

Os dados dos últimos CENSOS indicam que a Póvoa de Varzim contrariou a tendência nacional ao ter sido um dos únicos concelhos que conseguiu aumentar em termos de população e de alojamentos. A isto acresce o facto de termos atualmente o segundo maior número de alojamentos não habituais (sazonais e secundários) da região do Norte do País.

Segundo a Vereadora, estes números são um grande incentivo e traduzem a intensa procura que a Póvoa de Varzim tem registado nos últimos dez anos, assim como a nossa capacidade em fixar habitantes e investidores no concelho. Esta realidade foi corroborada pelos empresários presentes que sentiram muita afluência de visitantes este verão, tendo lamentado apenas o baixo poder de compra que generalizadamente se sente em todo o País.

A falta de mão de obra foi uma das maiores dificuldades apontada pelos empresários locais, que não conseguem contratar nem formar tantos trabalhadores quanto precisam para aumentar a sua produção. Da parte do Município da Póvoa de Varzim, ficou o compromisso de analisar uma sugestão dada ao nível da promoção do empreendedorismo e da literacia financeira nas escolas do concelho.